PÁGINAS

sábado, 15 de setembro de 2012

SEMINÁRIO - CENTENÁRIO RENATO DE MENDONÇA


Participe do Seminário em comemoração do centenário do diplomada alagoano RENATO DE MENDONÇA, nos dias 3 e 4 de outubro próximos.

Local: Casa do Patrimônio do IPHAN
Rua Sá e Albuquerque, 157 - Jaraguá
MACEIÓ - AL
INSCRIÇÃO GRATUITA




quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O SEQUESTRO DO EMBAIXADOR AMERICANO

No dia 9 de setembro os jornais estampam a notícia de novo Ato Institucional. Era uma resposta do Regime à bem sucedida ação das organizações de esquerda. Entrava em vigor o AI-13, instituindo a pena de BANIMENTO, que era inaugurada exatamente pelos presos políticos enviados para o México, libertados que foram em troca do Embaixador.



Há exatos 43 anos, a Ditadura Militar libertava 15 presos políticos em troca do embaixador dos Estados Unidos da América Charles Elbrick.
A imprensa do então Estado da Guanabara exibe farto noticiário.
No dia 6 de setembro de 1969, o Correio da Manhã, Diário da Noite e Diário de Notícias trazem a relação dos presos que deveriam ser libertados:

Gregório Bezerra, Vladimir Gracindo Soares Palmeira, José Ibraim, João Leonardo Silva Rocha, Ivens Marchetti do Monte Lima, Flávio Aristides Freitas Tavares, Ricardo Villas Boas de Sá Rego, Mário Roberto Galhardo Zaconato, Rolande Fratti, Ricardo Zaratini, Onofre Pinto, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Agnaldo Pacheco da Silva, Luiz Gonzaga Travassos da Rosa e José Dirceu de Oliveira e Silva.

Os jornais do dia 7 e 8 de setembro noticiam a partida dos libertados para o México.








Disponível em: memoria.bn.br.