quarta-feira, 30 de novembro de 2016

ASSASSÍNIO DE UM BANDIDO

Por Hormino Lyra[i]
Havia ao norte de Pão de Açúcar, pitoresca cidadezinha alagoana à margem do São Francisco, e distante doze quilômetros da mesma cidade, lugarejo aprazível denominado Meirús, com as suas palhoças, tijupás, choupanas, casas de barro, pau-a-pique; umas cobertas com telhado de colmo, outras, com telhado de telha vã.
Nesse lugarejo aparecera velho religioso, Frei José de São Jerônymo, que ali se sentira bem, muito feliz, pois gozavam os olhos em rever todo o dia aquele delicioso pedaço de terra brasileira, recanto abençoado das Alagoas, que lhe lembrava um painel antigo, presépio encantador.
Com o auxílio dos habitantes dali, dos das suas cercanias, revolveu erigir lá uma capela, onde dizia as missas, e pregava ao modesto e meigo rebanho, cujas almas cândidas, como brancas pombas, feitas de piedade e de fé, criam piamente na lealdade, no saber do bom velhinho, criam ardorosamente nas verdades da religião.
Morou frei José ainda muitos anos no referido lugarejo, ao qual batizara de Campo Alegre, que hoje é povoação, tendo já, como base de progresso industrial, grande máquina de extrair a semente da penugem algodoeira, ou, como se diz vulgarmente, de descaroçar algodão.
Um dia, nos Meirús, entrara Zé Cururu, inesperadamente, na venda de Manoel Pedro Paulo, mais conhecido por seu Chico da venda, quando estava o sol quase no ocaso.
Palestravam ali alguns desocupados; a presença do bandido cortou o fio da palestra. Seguiu-se, em longo intervalo, profundo silêncio.
Ele que, apesar de sexagenário, tinha a cabeleira apenas grisalha, era o mesmo homem de sempre: vigoroso, forte, com a severidade no olhar e o hábito antigo de pouco encarar as pessoas com quem falava.
Ao entrar na casa do seu Chico da venda, havia saudado laconicamente os circunstantes com um “ora, vivam, meus senhores!” e a que lhes corresponderam todos com “Deus lhe dê boas tardes!”.
Para romper o silêncio, sem ter assunto, dirigiu-se Manoel Pedro Paulo ao recém-chegado:
- Não sei por que, tive pressentimento de que o senhor estava no povoado.
- Como?
- Ah! É esse meu dedo que adivinha!
Em seguida, fechou a mão, e, esticando os dedos, um por um, disse, por fazer espírito:
- Dedo mindinho, o seu vizinho, o pai de todos, fura bolo, mata piolho. Adivinham todos eles até quando vai chover.
- Porém, foi o mindinho que adivinhou a minha vinda! Está bem...
- Então, como lhe trata essa gente por aí afora, ou por outra, como trata o senhor os filhos da Candinha?! Anda tudo debaixo do cutelo, não?!
Zé Cururu era indivíduo de poucas palavras; porém, quando lhe falava alguém das suas façanhas, ficava facilmente comunicativo. O vendeiro assaz conhecia o fraco dele.
- Ora, seu Chico! Já não sou quem dantes era!
- Noto que o senhor é a mesmíssima pessoa de todos os tempos: está bem disposto, não envelhece... E, lá isto é verdade, sempre foi muito valente!
Envaidecido, o facínora, que nunca sorria, o lábio superior encrespara-se a tremer, quando ensaiara sorriso, tal como o cão que rosna.
Velho criminalista, num só gesto, no próprio sorriso de um Zé Cururu, descobriria a tara do indivíduo propenso ao mal... do criminoso nato!
- Não me considero valente, sim doido; porque quem faz o que ainda faço, não tem juízo perfeito. Para verem vocês se sou doido ou não, basta contar-lhes o caso seguinte:
Tinha eu bela rapariga em casa de uma tia velha perto de Santana. Estávamos combinado, já com tudo pronto, a fim de seguirmos para a minha casa, no Sertão de Pernambuco. Conversava com a rapariga, quanto certa vez entrou apressadamente a tia, e avisou-me: “Fuja, seu Zé, que vi um horror de soldados ali, na ribanceira; Prá mim, andam a vê se descobrem aqui a casa, prá darem o cerco!”
Os homens estavam acampados a meia légua. Nunca tinha tido eu soldados tão perto de casa!
Como nada faltasse para empreendermos a viagem, ajudei a aparelhar os cavalos; e, em vez de ir-me embora sossegado, mandei a rapariga com a tia velha – “vão indo, que me vou encontrar já com vocês”;
Que fiz?... Uma taioca foi mexer com um enxú!
Conduzi, de mansinho, o cavalo pelo cabresto, deixei-o amarrado no tronco da aroeira, no mato fechado; saí, pé ante pé, e grande foi o meu espanto, quando me encontrei cara a cara com o alferes comandante da força! Vinha este, também, pé ante pé, a ver se bispava alguma coisa, e quase desmaiou quando deu comigo!
Fiquei na frente do homem por espaço de vinte segundos, olhando firme para ele. Como nada me dissesse, puxei da faca e degolei-o com menos dificuldade do que o faria a um porco; porque este ao menos arrelia, grunhe, faz barulhos dos seiscentos mil diabos. Oh! Nunca vi bicho tão de ânimo tão fraco do que esse tal alferes!
Mal acabava de fazer esse serviço, eis que surgem dois soldados que mais atrás vinham acompanhando o Alferes. Ai fui mais ligeiro: com disparo de bacamarte fim um deles aninhar ali mesmo. Quis o outro dar volta, enleou os pés nos cipós, caiu de borco – dei-lhe com a coronha na cabeça, e enviei-lhe a faca no cachaço, que foi sair no gogó!
Logo percebi que o resto da tropa havia de se assuntar, ouvindo o ronco da boca do sino. Dei imediatamente volta para a aroeira, onde o rosilho estava amarrado. Suspendi com o a pistola de dois canos que trazia o alferes e a respectiva munição, que tinha o oficial na bolsa de couro, presa no cinturão. Segurei a carabina que trazia um dos soldados e todas as balas que vinham nas cartucheiras.
A tropa ficou assustada, porque conheceu, pelo estrondo, que o disparo não era de carabina, nem de pistola. Achei era a ocasião de confundir o pessoal que, porventura, tivesse internado no mato; e carreguei o bacamarte que, pela segunda vez, trovejou muito mais forte, muito mais pavoroso que o bramido de velha onça faminta!
Montei no rosilho, que estava fogoso como nunca, dei grande volta pela lomba e fui, depois de algum trabalho, descobrir a Força numa baixada, já com o corpo do alferes e dos dois soldados!
Pareciam estar indecisos sobre o que haviam de fazer. Com a própria carabina, derrubei um inferior. O pessoal perdeu o tino, e disparou por toda a parte. Fui matando soldados, enquanto não os perdia de vista”.
- Pelo que vejo o Senhor não erra pontaria! – admirou-se Manoel Pedro Paulo.
- Pois então! Na minha vida, desde que fiz de mim celerado, consagro todo o tempo que posso em assestar a espingarda na direção de qualquer alvo, porque entendo assim: uma vez que o indivíduo escolhe certa profissão, seja boa ou má, deve aperfeiçoar-se na especialidade! A minha especialidade era assassinar; logo, tinha eu estrita obrigação de saber manejar a faca com perícia, e de não errar o alvo! Este era sempre qualquer homem que passava na estrada, quando calculava ser indivíduo desclassificado.
Entendo tanto ter direito de viver o beija-flor inofensivo, como o indivíduo desclassificado, ou ainda outro qualquer; pois desde que Deus castigou o gênero humano com o mau sentimento da inveja, o homem ficou sendo o pior animal do mundo!
- O senhor há de ter muitas mortes nas costas! – disse o vendeiro.
- Penso que nenhum bandido do Brasil terá maior número de mortes do que eu.
- Não exagero, não! Estou com mais de sessenta anos nos costados e, desde a idade de dezesseis anos, a minha vida tem sido de exercícios, a fazer pontaria... não lhes digo nada: nunca alvejei passarinhos...
Chegara, então, um rapazola analfabeto, de dezoito anos, quase banguela, cor de ocra, o tipo perfeito da indolência, com o abdome muito volumoso, maltrapilho, pés descalços, e o qual, há muito tempo, conhecia de nome o célebre Zé Cururu, grande bandido, de cujas façanhas falavam todos. O recém-chegado, que descascava um pedaço de aipim cru, com ordinária faquinha de ponta, do qual arrancava lascas com os caninos esverdeados para as engolir – dirigiu-se ao vendeiro sem ter saudado os presentes.
- Seu Chico, quero dez réis de vinagre e dez réis de azeite doce nesta garrafa; quero dois vintém de gás neste fuxiqueiro.
Interrompeu o Zé Cururu:
- Antes de atender a esse amarelo, dê-me cachaça.
O vendeiro encheu o copo de aguardente de cana, entregou ao bandido, e este dirigiu-se ao rapaz:
- Como se chama você?
- E eu sei?!
- Então você não sabe como se chama?!
- A canaia é que me chama de Veado, mais poréns o meu nome mesmo é Dorvalino.
- Que povo burro é esse, que alcunha de veado a quem só tem gestos de preguiça?!
Do ditério não gostou Dorvalino, mas nem olhou para quem estava a falar-lhe.
- É... Estou aqui quéto, e não sei que tem você de mexê com quem tá quéto...
Aflitos, procuraram todos, por meio de sinais, avisar a Dorvalino que se calasse, pois logo compreenderam o rapaz não sabia com quem tratava. O facínora, porém, fora indulgente.
- Está bem, disse; para sermos amigos, você, seu amarelo, vai chamar ao peito um trago dessa água que passarinho não bebe! Não lhe apaixona um trago de canguara?
- Eu não bebo, não!
- Não gosta de esquentar o peito!?
- Lá que uma vez ou outra, mais poréns não estou disposto...
- Então é por desaforo... é por ter eu gracejado com você, seu amarelo malcriado?
- Ora, pur amô de Deus! Seja lá pru qui você quizé! – respondeu muito agastado.
Era quase noite.
- Deixe de pabulagem, seu papamacaxêra, vociferou Zé Cururu que, ao mesmo tempo, ergueu o braço e deu um empuxão em Dorvalino.
Este, na mesma ocasião em que Cururu o arrastara para si, enterrou instintivamente toda a lâmina da faquinha na mama esquerda do facínora, que caiu fulminado. E retorquiu com cólera:
- Pabo é você, seu fio d’ua égua!
Morto o bandido, os circunstantes dispersaram-se horrorizados. Ficou apenas Dorvalino com Manoel Pedro Paulo.
- Inháfute! E, sentenciosamente, muito nervoso, disse o vendeiro: esse e o fim de todo valentão!
- O sinhô viu, seu Chico, o que este peste fez comigo?! .. Nunca pensei, na minha vida, de matá um home, mais poréns, nestas condição, não me arrependo! Entrego ao sinhô a faca e não fujo. Estou preso.
- Sabes a quem mataste, Veado?
- Nem quero sabê, seu Chico, quem é esse desgraçado. Sei que me azucrinou a paciência, me xingou, quis me , e eu não podia fazê outra coisa... O sinhô é testemunha...
- Não sabes de que livraste o mundo!? ...
- Como, seu Chico?!
- Pois mataste Zé Cururu, homem de Deus!
- Não diga, seu Chico! ... Murmurou, acentuando demoradamente a tônica do verbo.
E o rapaz começou a tremer, como vara verde, e caiu-lhe a caxerenga da mão.
____________
Extraído da revista Fon-Fon, Ano XVII. Nº 9, Rio de Janeiro, 3 de março de 1923, p. 3.




[i]
Poeta, romancista e ensaísta, HORMINO ALVES LYRA nasceu em Pão de Açúcar, Alagoas, em 3 de agosto de 1877. Era irmão do ex-Prefeito Manoel Alves Lyra. Fez seus estudos secundários no Ginásio São João em Penedo, onde exerceu as funções de censor e lecionou como substituto de várias cadeiras.
Em princípio, pensou dedicar-se à vida eclesiástica. Entretanto, não obstante a sua crença religiosa, percebeu que não tinha vocação para o sacerdócio. Prestou, então, concurso para a Fazenda e para os Correios e Telégrafos. Aprovado em ambos, preferiu o segundo, sendo admitido como Telegrafista.
Escreveu para vários jornais e revista como O Malho e Revista da Semana.
Suas principais obras são: Dona Ede(romance), em 1913; O 14 (contos), também em 1913; O Barão do Triunfo, 1941, separada da Imprensa Nacional (memória); Crisol (poesia), 1960. Troveiro, 1960 (poesia).
Foi casado, em primeiras núpcias, com Alayde Vaz Ribeiro (filha de João Vaz Ribeiro e Ana Braga Ribeiro) e, em segundas núpcias, com Marieta de Mello Carvalho (filha do Coronel Augusto Álvaro de Carvalho e de D. Maria Luiza de Mello Carvalho), falecida em 5 de janeiro de 1961. Hormino Lyra faleceu no rio de Janeiro em 13 de setembro de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A POESIA DE PÃO DE AÇÚCAR



PÃO DE AÇÚCAR


Marcus Vinícius*


Meu mundo bom

De mandacarus

E Xique-xiques;

Minha distante carícia

Onde o São Francisco

Provoca sempre

Uma mensagem de saudade.


Jaciobá,

De Manoel Rego, a exponência;

De Bráulio Cavalcante, o mártir;

De Nezinho (o Cego), a música.


Jaciobá,

Da poesia romântica

De Vinícius Ligianus;

Da parnasiana de Bem Gum.


Jaciobá,

Das regências dos maestros

Abílio e Nozinho.


Pão de Açúcar,

Vejo o exagero do violão

De Adail Simas;

Vejo acordes tão belos

De Paulo Alves e Zequinha.

O cavaquinho harmonioso

De João de Santa,

Que beleza!

O pandeiro inquieto

De Zé Negão

Naquele rítmo de extasiar;

Saudade infinita

De Agobar Feitosa

(não é bom lembrar...)


Pão de Açúcar

Dos emigrantes

Roberto Alvim,

Eraldo Lacet,

Zé Amaral...

Verdadeiros jaciobenses.

E mais:

As peixadas de Evenus Luz,

Aquele que tem a “estrela”

Sem conhecê-la.


Pão de Açúcar

Dos que saíram:

Zaluar Santana,

Américo Castro,

Darras Nóia,

Manoel Passinha.


Pão de Açúcar

Dos que ficaram:

Luizinho Machado

(a educação personificada)

E João Lisboa

(do Cristo Redentor)

A grandiosa jóia.


Pão de Açúcar,

Meu mundo distante

De Cáctus

E águas santas.

______________

Marcus Vinícius Maciel Mendonça(Ícaro)

(*) Pão de Açúcar(AL), 14.02.1937

(+) Maceió (AL), 07.05.1976

Publicado no livro: Pão de Açúcar, cem anos de poesia.


*****


PÃO DE AÇÚCAR


Dorme, cidade branca, silenciosa e triste.

Dum balcão de janela eu velo o seu dormir.

Nas tuas ermas ruas somente o pó existe,

O pó que o vendaval deixou no chão cair.


Dorme, cidade branca, do céu a lua assiste

O teu profundo sono num divino sorrir.

Só de silêncio e sonhos o teu viver consiste,

Sob um manto de estrelas trêmulas a luzir.


Assim, amortecida, tú guardas teus mistérios.

Teus jardins se parecem com vastos cemitérios

Por onde as brisas passam em brando sussurrar.


Aqui e ali tu tens um alto campanário,

Que dá maior relevo ao pálido cenário

Do teu calmo dormir em noite de luar.

____

Ben Gum, pseudônimo de José Mendes

Guimarães - Zequinha Guimarães.






PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES
Pão de Açúcar, Cem Anos de Poesia