sexta-feira, fevereiro 20

ESCOLAS E SEUS PATRONOS – U.M.E. PEDRO SOARES DOS PRAZERES

 

Por Etevaldo Amorim

 

A escola do Sítio União pronta para ser reinaugurada.


A Unidade Municipal de Ensino do Sítio União foi idealizada pelo Sr. Pedro Soares dos Prazeres, que se tornaria, com muita justiça, o seu patrono.


A escola acaba de receber uma significativa reforma, que por certo concorrerá em muito para a melhoria das condições de ensino.


Para atender os 261 alunos matriculados nas etapas educação infantil, fundamental anos iniciais e fundamental anos finais, a escola passa a contar com 7 salas de aula, uma sala Google, uma sala de atendimento especializado (AEE), sala de professores e coordenação, secretaria, direção, cozinha, 7 banheiros, sendo 3 para o sexo feminino e 3 para o sexo masculino; e um para PCDs; uma lavanderia, recepção e refeitório.


Esse ano já não há turmas de EJA, pois todos os jovens e adultos da região já concluíram o fundamental, não havendo mais público para essa etapa.



Em homenagem a todo o Corpo Docente e servidores daquela Unidade Escolar, aqui relacionamos o seu Quadro de Servidores que ali prestam relevantes serviços à sociedade:

 

DIRETORA: POLLIANA DE ARAÚJO HENRIQUE


COORDENADORES: CLEDJANE ANJOS (EDUCAÇÃO INFANTIL), JERLANE GOMES LIMA SILVA (FUNDAMENTAL I), FLÁVIO SILVA PEREIRA (FUNDAMENTAL II)


SECRETARIA: EUFLÁVIA CELESTINO BARBOSA e JORGE DA SILVA GOMES.


VIGILANTES: ROSEVALDO CORREIA OLIVEIRA, JOSÉ EDILSON MONTEIRO, FRANCISCO DA ROCHA SANTOS (QUADRA) e PAULO HENRIQUE GOMES DA SILVA.


PORTEIRO: JOSÉ GILENO CAVALCANTE


AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS: GICLEIDE BENTO MACIEL, NICICLECIA SANTOS SOARES, MARIA QUITÉRIA GOMES, EDSELMA BEZERRA SILVA, MARIA DE LOURDES DA CRUZ SILVA, KELIANE SANTANA.


MERENDEIRAS: MARIA JOSÉ SILVA SANTOS e KELIANE FEITOSA.


 

CRECHE: MARIA JAYANE NUNES BARROS (PROFESSORA); ELLEN CRISTINA ALVES DA SILVA (AUX. DE SALA) e ADRIANA RODRIGUES.


 

PRE-I: JANAINA GOMES DA SILVA (PROFESSORA), MARIA IOLANDA LIMA OLIVEIRA (AUX. DE SALA)


 

PRE - II: MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA DE OLIVEIRA (PROFESSORA), DANIELA ACIOLE DOS SANTOS (AUX. DE SALA)

 

ANO "A": LUCIANA CAMILO ARAÚJO; 1º ANO "B": FLÁVIA (OU ELLEN); ANO: EDJANE GOMES MARTINS; ANO: MARIA JUCIELLE DOS ANJOS MOTA; ANO: MARIA APARECIDA BARBOSA DE OLIVEIRA; ANO: GLEISSE VENANCIO SILVA SANTOS; ANO: SHEILA MARIA DA COSTA RODRIGUES (INGLÊS); MARIA JUCIELLE DOS ANJOS MOTA (CIÊNCIAS & LÍNGUA PORTUGUESA); GILDO DE OLIVEIRA LIMA (HISTÓRIA E GEOGRAFIA); IRIS CORREIA SILVA (MATEMÁTICA); JANAILSON PEREIRA GREGÓRIO (ED. FÍSICA, ARTES E ENS. RELIGIOSO); ANO: SHEILA MARIA DA COSTA RODRIGUES (INGLÊS); MARIA JUCIELLE DOS ANJOS MOTA (CIÊNCIAS & LÍNGUA PORTUGUESA); GILDO DE OLIVEIRA LIMA (HISTÓRIA E GEOGRAFIA); IRIS CORREIA SILVA(MATEMÁTICA); JANAILSON PEREIRA GREGÓRIO (ED. FÍSICA, ARTES E ENS. RELIGIOSO); 8º ANO: SHEILA MARIA DA COSTA RODRIGUES (INGLÊS & LÍNGUA PORTUGUESA); MARIA JUCIELLE DOS ANJOS MOTA (CIÊNCIAS); GILDO DE OLIVEIRA LIMA (HISTÓRIA E GEOGRAFIA); IRIS CORREIA SILVA (MATEMÁTICA); JANAILSON PEREIRA GREGÓRIO (ED. FÍSICA, ARTES E ENS. RELIGIOSO); ANO: SHEILA MARIA DA COSTA RODRIGUES (INGLÊS & LÍNGUA PORTUGUESA); MARIA JUCIELLE DOS ANJOS MOTA (CIÊNCIAS); GILDO DE OLIVEIRA LIMA (HISTÓRIA E GEOGRAFIA); IRIS CORREIA SILVA (MATEMÁTICA); JANAILSON PEREIRA GREGÓRIO (ED. FÍSICA, ARTES E ENS. RELIGIOSO). PROFESSORA DO AEE: SIMONE ALVES SILVA CANUTO. CUIDADORES: MYCHELE ONORATO BARROS; MARIA APARECIDA JANUARIO DA SILVA; ROSIVALDA GOMES DA SILVA; MOTORISTA EFETIVO: JOÃO CORREIA NASCIMENTO.


E ainda, em usufruto de Licença Maternidade: JUCIARA DOS PRAZERES SANTOS SILVA e MARIA SUELANA NUNES MACIEL.


A reinauguração da escola, após uma ampla reforma, acontecerá no próximo sábado, dia 21 de fevereiro de 2026, a partir das 15:00h.


A U. M. E do Sítio União prestes a ser reformada.


Algumas imagens da evolução da obra.







Aula em ambiente improvisado durante o período da reforma.


___ 

 

O Sr. Pedro Soares dos Prazeres, patrono da escola do Sítio União.


O PATRONO


O patrono da escola do Sítio União é o Sr. Pedro Soares dos Prazeres.


Filho do agricultor Cícero Soares dos Prazeres e da agricultora Merandolina Maria dos Santos, ele nasceu em 19 de outubro de 1933, no Sítio Floresta, município de Pão de Açúcar.


Ainda jovem, Pedro mudou-se para o Sítio Belo Jardim, no município de Carneiros. Com a coragem típica dos grandes empreendedores, ele passou um período trabalhando no Mato Grosso.


Retornando ao Belo Jardim, ele casou com a Srª Rita Maria Tavares, com quem construiu numerosa família. Tiveram 18 filhos, dos quais 10 sobreviveram e prosperaram, gerando 42 netos e 37 bisnetos, que perpetuam sua memória e valores.


Em 1975, Pedro e sua família se mudaram para o Sítio União.  E foi ali que despertou nele a consciência comunitária. Neste local que sua paixão comunitária. Movido pela sua grande bondade e pela necessidade de garantir o futuro de seus próprios filhos e das crianças da comunidade, ele tomou uma decisão importante: construir um salão para que funcionasse como escola.


Em 1980, movido por sua paixão pela educação e pelo bem-estar das crianças e adolescentes, ele cedeu o salão para que eles pudessem estudar. A professora escolhida para ensinar os alunos no salão foi Maria Cícera dos Anjos. Ela desempenhou um papel fundamental na educação daquelas crianças.


No ano seguinte, 1981, o ensino no salão chegou ao fim, mas a semente da educação havia sido plantada. Anos depois, foi iniciada a construção de uma escola em suas próprias terras, um sonho que se tornou realidade e que recebeu o seu nome.


Seu sonho se tornou realidade. A escola, construída com seu próprio esforço, educou todos os seus filhos e várias outras crianças do Sítio União. Isso só aconteceu porque Pedro buscou o apoio público, contatando o prefeito para garantir a construção de uma escola ainda maior e mais estruturada.


No ano de 2001, na segunda gestão do prefeito Jorge Dantas que a escola recebeu oficialmente o nome U.M.E Pedro Soares dos Prazeres. Justa homenagem a um homem simples e de grande valor, que tinha muito orgulho de sua criação.


Pedro Soares dos Prazeres faleceu em 5 de junho de 2014, em Santana do Ipanema, deixando um legado de amor, caridade e dedicação à educação e à sua comunidade.


Sua despedida foi um momento de grande emoção, com muitas homenagens e a presença de inúmeras pessoas que o amavam e o respeitavam. Sua bondade e generosidade tocam corações e sua memória permanece viva naqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Sua maior alegria era ver a escola cheia de crianças, um testemunho vivo de seu esforço.


Em 2024, a escola Pedro Soares dos Prazeres, que continua a ser um farol de esperança e educação, iniciou uma reforma para melhor atender as necessidades da comunidade, garantindo que seu legado continue a inspirar as futuras gerações.


O legado de Pedro Soares dos Prazeres não está apenas em sua família, por ter sido um homem bom, humilde, generoso, que sempre teve amor e carinho por eles, deixando uma marca inapagável, sua história de vida é um testemunho de que com amor e dedicação, podemos fazer uma diferença significativa no mundo.


Seu Pedro e dona Rita.

Um aniversário feito para Seu Pedro.


___


Obs. Texto adaptado de uma pequena biografia elaborada por alguns alunos, a partir de entrevistas com familiares do patrono. Nossos agradecimentos à Diretora Polliana Araújo.

 

___


NOTA:

Caro leitor,

Deste Blog, que tem como tema “HISTÓRIA E LITERATURA”, constam artigos repletos de informações históricas relevantes. Essas postagens são o resultado de muita pesquisa, em geral com farta documentação e dotadas da competente referência bibliográfica. Por esta razão, solicitamos que, caso sejam do seu interesse para utilização em qualquer trabalho, que delas faça uso tirando o maior proveito possível, mas fazendo também o necessário registro de autoria e a citação das referências. Isso é correto e justo.

Um comentário:

A POESIA DE PÃO DE AÇÚCAR



PÃO DE AÇÚCAR


Marcus Vinícius*


Meu mundo bom

De mandacarus

E Xique-xiques;

Minha distante carícia

Onde o São Francisco

Provoca sempre

Uma mensagem de saudade.


Jaciobá,

De Manoel Rego, a exponência;

De Bráulio Cavalcante, o mártir;

De Nezinho (o Cego), a música.


Jaciobá,

Da poesia romântica

De Vinícius Ligianus;

Da parnasiana de Bem Gum.


Jaciobá,

Das regências dos maestros

Abílio e Nozinho.


Pão de Açúcar,

Vejo o exagero do violão

De Adail Simas;

Vejo acordes tão belos

De Paulo Alves e Zequinha.

O cavaquinho harmonioso

De João de Santa,

Que beleza!

O pandeiro inquieto

De Zé Negão

Naquele rítmo de extasiar;

Saudade infinita

De Agobar Feitosa

(não é bom lembrar...)


Pão de Açúcar

Dos emigrantes

Roberto Alvim,

Eraldo Lacet,

Zé Amaral...

Verdadeiros jaciobenses.

E mais:

As peixadas de Evenus Luz,

Aquele que tem a “estrela”

Sem conhecê-la.


Pão de Açúcar

Dos que saíram:

Zaluar Santana,

Américo Castro,

Darras Nóia,

Manoel Passinha.


Pão de Açúcar

Dos que ficaram:

Luizinho Machado

(a educação personificada)

E João Lisboa

(do Cristo Redentor)

A grandiosa jóia.


Pão de Açúcar,

Meu mundo distante

De Cáctus

E águas santas.

______________

Marcus Vinícius Maciel Mendonça(Ícaro)

(*) Pão de Açúcar(AL), 14.02.1937

(+) Maceió (AL), 07.05.1976

Publicado no livro: Pão de Açúcar, cem anos de poesia.


*****


PÃO DE AÇÚCAR


Dorme, cidade branca, silenciosa e triste.

Dum balcão de janela eu velo o seu dormir.

Nas tuas ermas ruas somente o pó existe,

O pó que o vendaval deixou no chão cair.


Dorme, cidade branca, do céu a lua assiste

O teu profundo sono num divino sorrir.

Só de silêncio e sonhos o teu viver consiste,

Sob um manto de estrelas trêmulas a luzir.


Assim, amortecida, tú guardas teus mistérios.

Teus jardins se parecem com vastos cemitérios

Por onde as brisas passam em brando sussurrar.


Aqui e ali tu tens um alto campanário,

Que dá maior relevo ao pálido cenário

Do teu calmo dormir em noite de luar.

____

Ben Gum, pseudônimo de José Mendes

Guimarães - Zequinha Guimarães.






PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES
Pão de Açúcar, Cem Anos de Poesia