segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

NATAL - DAS “MINHAS MEMÓRIAS DE PENEDO”

 

Por Antônio Osmar Gomes[i]

Presépio.

Nos começos deste século, época da qual dou pessoal testemunho, apenas entrava o mês de dezembro, e já a velha cidade do Penedo, à margem esquerda do Rio São Francisco nas Alagoas, se aprestava, toda alvoroçada, para as festas caracteristicamente tradicionais do ciclo do Natal.

A praça escolhida para os preparativos e respectivos festejos era a primitivamente chamada de São Gonçalo Garcia, por ali se ostentar o secular templo sob a invocação desse Santo da Igreja, e que hoje se chama de Floriano Peixoto, o Marechal de Ferro, caboclo alagoano, canonizado pela República, que ele, com pulso forte, consolidou.

Aos meus olhos deslumbrados de menino de então, não afeitos ainda à contemplação de logradouros públicos mais amplos nem mais vistosos, essa praça se afigurava bela, muito bela e a maior do mundo. Era que nela cabia., mais ou menos folgadamente, um sem número de barracas de todos os tamanhos, feitios e cores; bazares e quiosques policromos e lantejoulados, um e às vezes até dois cavalinhos.

Certa feita, apareceu ali, como novidade espantosa, um carrossel, todo fechado numa empanada de lona branca, em forma de circo. Estava montado num tablado sobre o qual corriam, em circunferência, por cima de trilhos de ferro, as rodas em que se assentavam as bases dos soberbos cavalos de madeira e ferro, com arreios, crinas e cauda de cabelo mesmo, e as cômodas poltronas, com balança deleitável, próprias para quatro pessoas, de duas em duas, vis-à-vis. E tudo isso rodava, por determinado tempo, a tostão por cabeça, e ao som de maviosos trechos musicais de um realejo ou caixa de música, acionado pelo próprio movimento da engrenagem geral, e junto dele espevitado negro de molas, risonho, mostrando os dentes muito alvos, virando a cara ora para um ora para outro lado, trajando calças brancas e jaleco vermelho, e segurando numa das mãos a manivela do instrumento, como se fora ele quem o estivesse acionando.

Havia, mais, em uma das extremidades da praça, quase sempre em frente à igreja, o palanque enfeitado de guirlandas de papel de várias cores e reservado para as representações dos autos populares dos reisados, chegança, bailes pastoris, marujadas e maracatus. O resto eram mesinhas e bancas para os jogos.

Nos bazares e quiosques, onde se agrupavam as famílias e as pessoas de qualidade, arrumavam-se, da melhor forma possível, segundo o gosto ou, senso artístico de seus donos, objetos mimosos e variados, dos quais se faziam sorteio, mediante a venda das séries de bilhetinhos numerados, correspondendo a cada um dos artigos expostos, que iam desde o frasco de perfume da moda até o apetitoso queijo do reino.

Não havia ainda por lá o progresso da luz elétrica. Os que dispunham de mais recursos financeiros iluminavam os seus estabelecimentos com uns complicados aparelhos de acetileno – luz suave e pálida, saindo rasgada impetuosamente, de bicos forquilhados, , e  protegidas por cúpulas de vidro branco, marchetados de flores em relevo.

As mesinhas de jogo, ou de comidas e bebidas, mais pobres, onde se encostava a gente do povo, tinham apenas um alcoviteiro de querosene, com um pavio desprendendo luz fumegante e cheiro pouco agradável, mas que, nem por isso, deixava de atrair clientela bastante numerosa e alegre.

Outras um pouco melhores do que estas últimas, ostentavam a placa de gás, muito usual, então, nas casas de família, com o seu tubo de vidro, chamado comumente de “manga do candieiro”, que servia de proteção da chama contra o vento, e com o seu refletor de metal polido, dando maior intensidade à luz. Afina, fiam-se também toscos aparelhos de carbureto chiando e vacilantes, produzindo gases de cheiro característico.

Os jogos ali praticados eram de azar. Faziam-se paradas de vintém e até de tostão, sobre um pano encerado, no qual se achavam pintados seis, doze ou dezoito números, tantos fossem os dados utilizados. Continham, outros, os vinte e cinco números do jogo do bicho, cada qual num quadrado, com os seus animais titulares desenhados a capricho. A sorte corria por meio de uma roda dentada, com os números correspondentes. Quando posta em movimento essa roda, por ela passava, trepidante, uma palheta de tartaruga, várias vezes, até que, diminuindo o impulso rotativo, parava, cabendo o prêmio aos que acertassem o número indicado, assim, pela palheta.

Como disse acima, as paradas eram, na maior parte, de vintém. Um vintém acertando dava de ganho mais quatro, isto é, completava-se um tostão, variando, todavia, os planos e as vantagens, conforme o grau de confiança do público e de acordo com as práxis mesmas desse ou daquele jogo. Lembro-me de um deles que tinha o curioso nome de barrufo. Alguns, utilizando-se de dados, rifavam utensílios de uso doméstico, tais como: xícaras, pratos, talheres, panelas, copos, bacias, etc. De uma dessas rifas, me recordo que era, em altas vozes, apregoada pelo seu explorador, como sendo:

“A rifa da donzela,

com um vitém

se tira uma tigela...”

 

As comidas consistiam de jacarezadas, cozidos, peixadas, sarapatel, feijoadas, frigideiras de camarão do rio, tudo regado a vinho de caju, gengibre e outras zurrapas, e precedido, infalivelmente, pelo gabado aperitivo de aguardente, com várias misturas de folhas e frutos, cada qual com o seu nome identificador: rabo de galo, cachimbo, cambuí, laranjinha, etc.

Isso tudo se fazia em louvor do nascimento de Jesus, justificando-se as efusões de alegria coletiva com a espera da Missa do Galo.

De fato, entre meia-noite e uma hora, o povo acorria ao toque dos sinos, e se comprimia todo no pátio da igreja matriz, onde a missa se celebrava e que era, quase sempre, campal. Então, na praça de São Gonçalo Garcia ficavam os que, por isso ou por aquilo, não estavam se preocupando com essa ritual solenidade do catolicismo.

Terminada a Missa, a maior parte das famílias se retirava para as suas casas. No entanto, os jogos continuavam a funcionar, e os cavalinhos rodando sempre, até quase ao amanhecer, quando, ali mesmo, nas barracas e em baixo das mesas, dormiam, a sono solto, donos e fregueses, apostadores e banqueiros, todos vencidos pela fadiga ou pelos excessos dos prazeres do álcool.

E os festejos se prolongavam, assim, pelas noites seguintes, é verdade que menos frequentados, porém com animação bastante para se manterem até altas horas, embora não tendo mais, como pretexto, a Missa-do-Galo, mas sim os grupos que vinham dançar no palanque, em frente à igreja, para louvar o Natal do Deus Menino.

Uma noite era a “Charanga”, com sua guarnição garbosa e bem compenetrada de seu papel, composta de “Almirantes”, “Capitães-de-Mar-e-Guerra”, “Guardas-marinha”, “Comandantes”, “Padre Capelão”, “Doutor”, “Reis Mouros, etc. etc.., que enchia todo o palanque com a encenação dos seus episódios de viagens e de lutas no mar. Antes, organizavam uma passeata pelas ruas principais da cidade, tocando pandeiros, em marcha batida, e cantando a ária principal do folguedo:

 

“Alerta, alerta, que dorme! (bis)

venham moças à janela,

venham ver a nau tirana (bis)

como vai correndo à vela.”

 

Outra noite, tinha-se o “Reisado”, de que o povo gostava tanto, atraído pelas graças, nem sempre engraçadas, do “Mateu”, que era o condutor do boi, lhe chorava a morte e lhe dividia os restos mortais com as pessoas presentes, por entre a gargalhada franca do povaréu feliz. Parece-me estar a ouvir o tradicional canto do “Reisado”, tirado pelo “Mateu” e que as figuras repetiam em coro:

 

“Ó yôyô, ó yiá-yá,

olhe o boi que te dá...

entra prá dentro

meu boi malambá.”

 

Muito africanizado, pois que era todo composto de negros, o “Maracatu” se apresentava mais bárbaro, não tendo a suavidade nem a melodia dos cantos da “Chegança” e do “Reisado”. Numa toada quase agressiva, cantavam eles que:

 

“A limpeza do Brasil

É o passo de urubu...

Bravú” Bravú!

Bravo do Maracatu”

 

Mimosos, no entanto, eram os “Bailes Pastoris”. Não se organizava um só, nem dois, nem três. Eram muitos. Vinham de todas aquelas redondezas, cada qual porfiando em se apresentar no palanque de Penedo, com maiores atrações, tanto de figurantes como de cantos e orquestração. Traziam flautas, violões, rebecas, cavaquinhos, clarinetas, e vozes escolhidas de mocinhas, na flor da idade, viçosas e bonitas.

Os mais afamados “Bailes” eram os que vinham do Cedro[ii], localidade de Sergipe, perto de Propriá, pois não havia, segundo voz geral, por todas aquelas margens do São Francisco, terra de meninas mais formosas e mais alegres. “Bailes” que vinham do Cedro atraíam, desde logo, as atenções gerais, sobretudo do rapazio, que se dividia em partidos, dividindo as preferências por duas ou três figuras, uma como representando o “cordão da rosa”, outra “do cravo”, ou uma a “fita azul”, outra “a encarnada”, e, assim, se digladiavam em torneios de aplausos e de gastos de dinheiro, para a vitória da “fita” ou do “cordão” predileto. E as meninas, ufanas do seu sucesso, enquanto que o matuto empresário da “função” se sentia mais ufano de seus resultados práticos, cantavam no palanque da praça de São Gonçalo com toda garridice e encanto que lhes eram próprios, as comunicativas e lindas cantigas de “Bailes”, as principais revezando-se nas cenas para entoar a “parte” que lhes cabia, a cada um, de per si. Lembro-me bem da “parte” da “Arauna”, tão simples quão maviosa e expressiva:

 

“Chô, chô, chô, chô...

Araúna”

Não deixe ninguém te pegar,

Araúna!

Tenho dinheiro de prata,

Arauna!

Para gastar com as mulatas,

Arauna”

 

Assim era que, na primeira metade deste século, de que dou testemunho pessoal, nesta evocação, que a minha grande saudade, comovida, desperta em íntimas expansões, assim era que em Penedo se faziam as festas tradicionais do Ciclo do Natal, partindo do dia 24 de dezembro e encerrando-se depois de Reis.

Não direi que as de hoje sejam melhores nem piores.

A mim, porém, as recordações singelas das festas de ontem, me falam mais intensamente ao coração, o que é justo, pois as vivi com a idade e os alvoroços com que não é dado viver e vibrar agora na contemplação das festas tão diferentes de hoje e que, amanhã, decerto, ainda mais diferentes serão...

E não é nisso, afinal de contas, que está toda a poesia da vida?! ...

 

Bahia, dezembro de 1941.

 

 

Transcrito da revista Excelsior, 15 de dezembro de 1942.

 

Caro leitor,

 

Este Blog, que tem como tema “HISTÓRIA E LITERATURA”, contém postagens com informações históricas resultantes de pesquisas, em geral com farta documentação e dotadas da competente referência bibliográfica. Por esta razão, solicitamos que, caso algumas delas seja do seu interesse para utilização em qualquer trabalho, que faça uso tirando o maior proveito possível, mas fazendo também o necessário registro de autoria e a citação das referências. Isso é correto e justo.

 



[i]  

Antônio Osmar. O Cruzeiro,
23/09/1967.

ANTÔNIO OSMAR GOMES. Economista, industrial. Nasceu em Penedo-AL no dia 14 de outubro de 1896 e faleceu em Petrópolis-RJ no dia 29 de março de 1979. Filho de Antônio Gomes de Sousa e Ester M. Gomes. Casado com Maria Esther Gomes, com quem teve o filho Osmar Gomes. Fez os seus primeiros estudos na cidade natal, de onde se transferiu, em 1913, para a capital da Bahia, onde cursou a Escola Comercial, hoje Faculdade de Ciências Econômicas, e recebeu o diploma de "graduado em Comércio e Fazenda".  Foi secretário da Associação Comercial e da Federação do Comércio da Bahia de 1944 a 1948. Membro do Conselho de Fazenda da Bahia em 1947 e Presidente da Bolsa de Mercadorias (1948). Delegado da Bahia à Conferência das Classes Produtoras na cidade de Teresópolis (1945) e Araxá (1949). Delegado do mesmo Estado na Conferência Internacional de Comércio e Produção, em Chicago (1948); em Santos SP (1950); em Santiago do Chile e em Houston (EUA) e no Peru (1952). Delegado Brasileiro à 5ª reunião do Acordo Geral de Tarifas e Comércio realizada na Inglaterra, de outubro de 1950 a abril de 1951. Presidente do Conselho Superior de Tarifa, 1949-50. Transferindo-se para o Rio de Janeiro em 1949, exerceu as funções de Presidente do 2o Conselho de Contribuintes, no Ministério da Fazenda e da Câmara de Comércio Teuto-Brasileira no Rio de Janeiro desde 1950, havendo desempenhado outras comissões de estudos econômicos no Itamarati e no Instituto de Resseguros do Brasil.  Membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, bem como do de Alagoas.  Pseudônimo: Paulo de Damasco. Obras: Notas de uma Excursão, 1928; Ressurreição, 1932/1935 (versos); O Soneto Inacabado, Petrópolis: Vozes, 1934/36, (crônicas); Conflitos e Posições do Espírito Moderno, Rio de Janeiro: José Olympio Ed. 1938 (ensaios); A Chegança, Contribuição Folclórica do Baixo São Francisco, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1941 (folclore); Compreensão de Humanismo, Zélio Valverde, Rio de Janeiro, 1942 (ensaio); Uma Frase Singular (esboço biográfico), Bahia, 1943; A Greve, capa de Santa Rosa, Zélio Valverde, Rio de Janeiro, 1945, (romance); O Bispo-Missionário, (biografia) Bahia, 1947; Tradições Populares do Baixo S. Francisco (folclore), Anais do 1º Congresso Brasileiro de Folclore, Rio, 1951. Colaborações: O Diário, Belo Horizonte, MG; O Imparcial, A Tarde, da Bahia; Jornal do Comércio, Dom Casmurro, e O Jornal, do Rio, e sobre assuntos econômicos na Revista Bancária Brasileira e Observador Econômico e Financeiro. Fonte: ABC DAS ALAGOAS. 

[ii] Cedro, Estado de Sergipe. A Lei nº 1.015 de 4 de outubro de 1928, sancionada pelo Governador Manoel Dantas, elevou Cedro à Categoria de Vila e Sede do Município, desmembrado de Propriá, sendo instalada a Vila a 1 de Janeiro de 1929. O decreto nº 69 de 26 de março de 1938, anexou o termo à Comarca de Propriá. Pelo Decreto-Lei nº 533, de 7 de dezembro de 1944, o Município passa a ter o nome de "Darcilena", porque o prefeito Miguel Seixas queria homenagear a mulher de Getúlio Vargas, Darcy, e a mulher de Augusto Maynard, Helena. Mudando para Cedro de São João em 6 de Fevereiro de 1954, pela Lei Estadual nº 554, passando a contar com mais um Distrito de Paz, o de São Francisco. Depois, o Distrito de São Francisco foi desmembrado, tornando-se Município. Fonte: Wikipedia.

 

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A POESIA DE PÃO DE AÇÚCAR



PÃO DE AÇÚCAR


Marcus Vinícius*


Meu mundo bom

De mandacarus

E Xique-xiques;

Minha distante carícia

Onde o São Francisco

Provoca sempre

Uma mensagem de saudade.


Jaciobá,

De Manoel Rego, a exponência;

De Bráulio Cavalcante, o mártir;

De Nezinho (o Cego), a música.


Jaciobá,

Da poesia romântica

De Vinícius Ligianus;

Da parnasiana de Bem Gum.


Jaciobá,

Das regências dos maestros

Abílio e Nozinho.


Pão de Açúcar,

Vejo o exagero do violão

De Adail Simas;

Vejo acordes tão belos

De Paulo Alves e Zequinha.

O cavaquinho harmonioso

De João de Santa,

Que beleza!

O pandeiro inquieto

De Zé Negão

Naquele rítmo de extasiar;

Saudade infinita

De Agobar Feitosa

(não é bom lembrar...)


Pão de Açúcar

Dos emigrantes

Roberto Alvim,

Eraldo Lacet,

Zé Amaral...

Verdadeiros jaciobenses.

E mais:

As peixadas de Evenus Luz,

Aquele que tem a “estrela”

Sem conhecê-la.


Pão de Açúcar

Dos que saíram:

Zaluar Santana,

Américo Castro,

Darras Nóia,

Manoel Passinha.


Pão de Açúcar

Dos que ficaram:

Luizinho Machado

(a educação personificada)

E João Lisboa

(do Cristo Redentor)

A grandiosa jóia.


Pão de Açúcar,

Meu mundo distante

De Cáctus

E águas santas.

______________

Marcus Vinícius Maciel Mendonça(Ícaro)

(*) Pão de Açúcar(AL), 14.02.1937

(+) Maceió (AL), 07.05.1976

Publicado no livro: Pão de Açúcar, cem anos de poesia.


*****


PÃO DE AÇÚCAR


Dorme, cidade branca, silenciosa e triste.

Dum balcão de janela eu velo o seu dormir.

Nas tuas ermas ruas somente o pó existe,

O pó que o vendaval deixou no chão cair.


Dorme, cidade branca, do céu a lua assiste

O teu profundo sono num divino sorrir.

Só de silêncio e sonhos o teu viver consiste,

Sob um manto de estrelas trêmulas a luzir.


Assim, amortecida, tú guardas teus mistérios.

Teus jardins se parecem com vastos cemitérios

Por onde as brisas passam em brando sussurrar.


Aqui e ali tu tens um alto campanário,

Que dá maior relevo ao pálido cenário

Do teu calmo dormir em noite de luar.

____

Ben Gum, pseudônimo de José Mendes

Guimarães - Zequinha Guimarães.






PUBLICAÇÕES

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Pão de Açúcar, Cem Anos de Poesia